-
Arquitetos: Pietro Terlizzi Arquitetura
- Área: 140 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Guilherme Pucci
-
Fabricantes: AutoDesk, Bancadas, By Kamy, Casa Atual, Chaos Group, Clami, Gp Life Decor, Portobello, Tanah Madeiras, Tijolinhos, Tokstok, Trimble, Yamamura, l'oeil moveis, ladrilho, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 140,0m² é localizado em um dos bairros mais famosos de São Paulo, o edifico fica no Bairro de Perdizes. Implantado no primeiro andar do edifício, da janela da sala e quartos, pode-se conviver com o dia a dia e movimentação da rua. Com o desejo de tornar o apartamento mais amplo, arejado, iluminado e principalmente para se adequar ao grande prazer da Família em cozinhar e receber Família e Amigos com mais conforto, a Cozinha se tornando protagonista do apartamento foi o grande foco do projeto desde o seu início.
Para a integração dos ambientes e principalmente para transformar a bancada americana em Ilha, ou seja, com circulação de ambos os lados, fez com que a cozinha se integrasse com mais força junto as outras áreas comuns do apartamento. Para isso uma complexa mudança de pontos elétricos, hidráulicos, Gás, Infra de Ar condicionado e demolições foram necessárias para viabilizar a nova disposição do layout em relação a planta original do apartamento bastante compartimentada. Outro ponto importante foi o deslocamento do lavabo para perto da porta de entrada social, tendo sua porta “cambulhada” com o mesmo material ripado do painel e a incorporação de parte da lavanderia para ampliação da cozinha.
O Estilo desejado para os clientes era de uma casa agradável, com certa rusticidade porém sem perder o conforto... o uso de elementos com o Tijolo aparente, o taco em madeira maciça e a raspagem das estruturas em concreto aparente deixaram aguçados os elementos crus, mesclados com o mobiliários sofisticado e muito verde, o resultado foi como sendo um apartamento genuinamente brasileiro devido aos seus elementos decorativos e materiais brutos.
A luminotécnica foi um fator muito importante do projeto pelo fato da entrada de luz ser predominantemente pela fachada frontal do prédio, deixando a área oposta do apartamento Com menos luz natural, porém compensada pelas luzes artificiais.